Kulungwana Associação para o Desenvolvimento Cultural vai acolher a sua a exposição anual da Colecção Crescente na sua Galeria, no CFM de Maputo, durante o mês de Março/Abril.
Cada ano, um tema é escolhido e mais de 80 artistas (estabelecidos e emergentes) são convidados a submeter o seu trabalho, baseado no tema selecionado. Os trabalhos, numa variedade de media, são apresentados em placas de MDF com 18 por 18 centímetros de tamanho.
Como um dos principais patrocinadores, e apoiante de longa data das artes e cultura em Moçambique, a Hollard Moçambique ampliou o seu envolvimento na edição da Colecção Crescente deste ano através da criação de um prêmio anual em reconhecimento das melhores obras.
Os vencedores serão seleccionados por um jurí internacional de três membros, com base em critérios específicos. Os artistas participantes terão a oportunidade de serem selecionados e de receber o novo Prémio Melhor Futuro, patrocinado pela Hollard Moçambique. O Prêmio Melhor Futuro é inspirado no objetivo abrangente da Hollard de garantir melhores futuros, fazendo o que a Hollard faz, para pessoas e empresas em Moçambique.
Além da possibilidade de um convite para fazer uma exposição na África do Sul, na internacionalmente aclamada Turbine Art Fair, através da White River Art Gallery, os vencedores do Prémio Melhor Futuro terão a oportunidade de participar numa oficina de 5 dias no Estúdio The Artists’ Press, na África do Sul, com todas as despesas pagas. Estes poderão trabalhar no estúdio, ao lado de Mark Atwood ( Mestre do Instituto Tamarind ) e Jacky Tsila ( Editioning Printer) para aprender novas técnicas artísticas e como a arte de impressão e publicação pode adicionar uma outra dimensão aos seus trabalhos.
Através das suas novas capacidades, estes artistas serão capazes de produzir monotipias que poderão ser vendidas ou expostas após o término da oficina. A visão da Hollard e Kulunguwana é que este novo prémio venha facilitar e criar uma exposição mais ampla para o talento artístico Moçambicano, promovendo assim melhores futuros!
Atenciosamente,
Gerência da Hollard Moçambique